Saiba qual a melhor rotina antes de dormir

O stress agitado do dia-a-dia nem sempre permite que descansemos corretamente. É impressionante como na hora em que caímos na cama o nosso cérebro começa a relembrar todos os nossos problemas e acontecimentos mais aborrecidos do nosso dia-a-dia! “Será que vou conseguir concluir aquela tarefa no trabalho?”, “Será que o meu namorado ainda gosta de mim?”, “Será que estou mais gorda?”, “será que devo responder já a este e-mail”: estas e tantas outras perguntas inquietantes impede-nos de ter um pré-sono descansado e vão dar origem a noites de insónia.

Vamos então observar qual deve ser a rotina a adotar antes de dormir!

Quando vamos dormir, precisamos deixar de lado as coisas que nos impedem de ter um sono descansado.

Fase pré-sono(antes de dormir)

A sua rotina de pré-sono é a preparação que o leva a ter a certeza de que está no estado adequado para ir dormir. Se jantar muito tarde, não deve ir de imediato para a cama pois a digestão irá ser afetada e isso vai contribuir para que tenha uma má noite de sono. Se teve uma discussão acesa com alguém perto da hora a que habitualmente se deita, precisa de se acalmar e afastar as ideias negativas antes de iniciar a sua rotina pré-sono. Idealmente, se habitualmente se deita às 23 horas, deve iniciar o seu ritual pré-sono por volta das 21.30. Se tiver fome perto desta hora, deve ingerir alimentos leves, deve beber água também nesta fase para não ter que se levantar a meio da noite e deve esvaziar os intestinos e a bexiga para não acordar com vontade de ir à casa de banho a meio do seu sono. Contudo, a fase de pré-sono não está relacionada apenas com funções fisiológicas; há muitos outros aspetos aos quais deve prestar atenção. Estamos cada vez mais viciados em tecnologia e este é um dos principais fatores que prejudica o nosso sono, devido à luz artificial que telemóveis, computadores e tablets emanam. Além da luz, estar ligado à tecnologia tem outros inconvenientes: ficamos estressados, presos ao mundo que vemos nas redes sociais e ansiosos por receber resposta a um e-mail importante que enviamos há meia hora. Deve evitar filmes antes de dormir, pois provavelmente irá para a cama a pensar na história triste da personagem principal ou não conseguirá dormir com medo de um fantasma que apareceu no filme de terror que viu mesmo antes de se deitar! Outra coisa que deve evitar, é jogar Playstation ou jogar no computador.

É hora de ir para cama

Chegada a hora de ir para a cama, há muitos aspetos que deve ter em conta, nomeadamente a temperatura do seu quarto e o nível de luz. Não deve deitar-se numa cama demasiado quente, pois assim que o seu corpo se habituar à temperatura, irá transpirar, o que prejudica o seu sono. Do mesmo modo, não deve deitar-se num ambiente demasiado frio, pois isso também irá afetar negativamente a qualidade do seu descanso. O seu quarto deve ter a temperatura ideal para que não tenha que se levantar a meio da noite para ir buscar mais cobertores ou para abrir a janela para entrar ar fresco! A luz é uma questão muito interessante para o sono, visto que o nosso relógio corporal reage à mudança da luz para a escuridão. Produzimos melatonina para ficarmos sonolentos, mas o mundo que nos rodeia indica-nos que a hora de ir para a cama está a aproximar-se. Quando se deitar, deve diminuir a intensidade da luz do seu quarto, desligando as luzes principais e iluminando o espaço com candeeiros mais fracos. Deve escurecer o ambiente onde vai dormir, de modo a copiar o processo circadiano. Assegure-se de que as cortinas estão fechadas, para que não seja incomodado com a luz. Se gosta de ler antes de adormecer, deve fazê-lo fora do quarto, para que quando chegar à sua cama, o ambiente já esteja escuro o suficiente para que o seu cérebro perceba que são horas de se deitar.

O que posso fazer antes de dormir?

Tecnologia, leituras e filmes não são aconselhados antes de dormir, mas há coisas que deve fazer. Pode e deve fazer pequenas tarefas que o libertarão na manhã seguinte e que não ocuparão a sua cabeça com preocupações, como preparar a roupa que vai usar no dia seguinte, engomar algumas peças de roupa e separar o lixo para levar de manhã para os contentores. Se é uma pessoa muito ansiosa e nervosa e se os seus pensamentos o impedem de adormecer, pode utilizar a técnica de escrever tudo aquilo que um incomoda num papel antes de dormir. Vai sentir-se muito mais livre e descansado e seguramente que os pensamentos maus irão diminuir até que desaparecem por completo.

Dormir bem é essencial para o seu rendimento diário, por isso deve prestar atenção a todos os momentos antes de se deitar, pois só assim conseguirá descansar corretamente!

 

Fonte: www.minhavida.com.br

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